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A estreia da 4ª temporada ‘De A a Z’ iniciou dia 7 de junho, quarta-feira, com Bruna Tavares – empresária, jornalista, influencer e CEO da linha Bruna Tavares.

E as novidades não param por aí! Agora as exibições serão quinzenais e as entrevistas com grandes nomes nacionais de vários segmentos: moda, lifestyle, comportamento, empreendedorismo e muito mais.

Veja um pouco da trajetória  da empresária que possui uma das marcas de beleza com maquiagens e skincare mais premiadas e vendidas do país.

1- Bruna eu gostaria que você contasse para a gente sobre sua trajetória profissional?
Eu me formei em jornalista em 2008 e em 2009 já criei o meu blog Economia para Jovens porque na faculdade eu tive essa matéria jornalismo online, foi quando eu conheci este universo de blog que não tinha na época, jornalismo online era uma coisa que nem falavam sobre isso, e foi quando eu me deparei pela primeira vez com o fato de ter que entrevistar alguém e poder publicar isso. Com o blog eu vi a possibilidade de ter um próprio trabalho, de poder fazer matérias, criar um networking, conhecer pessoas do meio, para ter um portifólio. Eu não vislumbrei profissão de blogueira, nem de influenciadora porque isso nem existia na época, mas eu queria um lugar para poder aumentar meu networking, para mostrar que eu sabia porque eu se tivesse uma entrevista para uma boa oportunidade de emprego como é que eu ia provar que eu sei escrever sobre o assunto. Então eu vi no blog essa oportunidade de já me expor. Eu precisava me mostrar para o mercado de trabalho e deu muito certo porque em 6 meses o Uol me viu e me chamaram para ser freelancer fazendo cobertura de São Paulo Fashion Week de moda e beleza. Ficava entre Campinas e São Paulo fazendo coberturas e depois fui para a Editora Abril. Trabalhei na Gloss muitos anos, na Claudia, na Nova que virou Cosmopolitan, na Caras. Então a minha carreira mesmo se deslanchou na Editora Abril. Foram 4 anos assim e depois minha chefe me disse “Bruna se eu tivesse no seu lugar eu iria investir no blog”. Eu ganhava muito bem com ele, já tinha alguns licenciamentos e já estava desenvolvendo contratos fixos.

2- Qual foi o seu primeiro produto?
Foi um batom chamado Pausa para Feminices que era o nome do blog, foi um projeto da Tracta, eu conheci a assessora da Tracta aqui em Campinas por acaso, eu estava fazendo matérias e tinha contato com todas as assessorias por ser jornalista da Editora Abril, e como eu conhecia todo mundo ela falou deste projeto, vamos chamar algumas blogueiras para fazer um blog e eu gostei da ideia mas o grupo já estava fechado. Aí teve uma jornalista que acabou não conseguindo assinar o contrato e eu ocupei essa vaga. Eu entrei nos 45 segundos dos segundo tempo e acabei indo muito bem porque sem nem perceber eu acabei fazendo uma estratégia de vendas muito boa, eu sempre fui muito intuitiva e não tinha uma grande estratégia, branding e tal. Só que o que eu fiz, como eu tinha muito público já no meu blog eu fiz um post e falei gente fui chmada para fazer um batom, o que vocês acham? Assim bem post de amiga. E aí todo mundo começou a comentar e eu percebi que o que eu precisava fazer naquele momento era um batom diferente. Não era um batom tinha, um cor de boca, ou os mais básicos. Eu falei tenho que fazer algo muito diferente porque o meu público que está aqui já tem de tudo e vão querer uma coisa diferente. Então busquei uma cor super diferente, fiz um coral meio neon, até hoje é uma cor diferente que na prática ninguém faria porque aii não vai vender e é um medo que o mercado tem até hoje e foi por onde eu entrei. Toda a minha história entra nestes gaps de mercado. O que criar, o que está faltando no mercado e aí eu comecei a assim já com este batom que eu lembro que eu já levei na fábrica uma foto de um peixe, de um salmão, e aí foi muito cômico mesmo na época, no dia até fiquei meio mal porque assim, todas as pessoas que estavam ali desenvolvendo também levaram um batom da Mac, Lâncome, marcas super chiques, e pensei nossa eu levei a foto de um peixa, tipo que pessoa muito maluca eu sou, mas ficou lindo o batom, eu lembro que no dia que eu estava desenvolvendo, como era uma cor muito diferente, o próprio laboratório ficou muito entusiasmado assim, deixa eu provar, provar e começou a criar um burburinho. Ai aquilo eu falei, bom é interessante isso, não sei se é bom ou ruim, mas é interessante esse movimento, essa curiosidade. Ai eu voltei para casa, lembro que estava no ônibus meio mal, pensando acho que eu fiz a escolha errada, devia ter ido pelo certo, não pelo incerto, e quando entrei em casa, minha mão já sabia falou deixa eu ver seu batom. Ela pegou provou e falou nossa eu amei essa cor, não tem nenhum parecido, está incrível vai vender muito. E o feedback dela foi muito rápido e minha mãe dá feedback real sabe? Ela não é aquela mãe que passa pano assim, tá feio, tá bonito, ela é muito rápida. Aí quando eu vi nela e vi que estava muito diferente nela e em mim eu falei nossa acho que eu tenho um produto que eu tenho que saber comunicar porque não é uma coisa comum, mas tem muito potencial. E de fato a cor chamou muito atenção. E como eu já tinha meu salário de blogueira eu conversei que gostaria de receber em batom porque minha intenção era pegar estes batons e usar como cartão de visitas para enviar a muitas pessoas que eu gostaria de me conectar. Então eu usei como um press kit e isso foi incrível porque eu distribui muitos batons que eram diferentes e foi o batom mais vendido.

Quer conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Bruna Tavares? Assista o vídeo abaixo: